Plataforma Ton com Wi-Fi, Bluetooth e muito mais .

Plataforma Ton com Wi-Fi, Bluetooth e muito mais .

Sistemas Embarcados não morreu e chega mostrando o Ton.

É com muito prazer que apresento para vocês a plataforma de desenvolvimento e prototipação 100% BRAZUCA, que esta detonando com os concorrentes, feita por uma GALERA esperta o TON promete revolucionar uma linha não muito bem tratada pelos seus adversários molengas que é a dos periféricos de integração.
Vejam abaixo toda a especificação técnica dessa plaquinha e não percam os tutoriais da mesma aqui em nosso site.

Ton

Torne suas ideias realidade com este simples e poderoso dispositivo.

 

Visão Geral

Ton é uma plataforma de desenvolvimento e prototipação baseada no microcontrolador ARM Cortex-M4 32-bit STM32F405. Ele já integra uma unidade de medição inercial com 9 graus de liberdade, USB device/host, Bluetooth e Wi-Fi para você implementar suas ideias em eletrônica, robótica e IoT de uma forma simples, porém muito poderosa com um processador de 210 DMIPS (210 milhões de instruções por segundo). São 26 pinos de entradas/saídas, sendo até 12 saídas PWM e até 12 entradas analógicas. Pode ser alimentado pelo conector USB, pelo conector header ou ainda por bateria de uma célula de Li-Po (com carregador integrado). O seu header principal também permite a conexão com os seguintes periféricos: 4 UART, 2 saídas DAC, 1 i²C, 1 SPI e 1 SDIO.

 

A programação do Ton é realizada a partir do editor de texto Atom incorporando um package que permite a utilização de todos estes recursos com uma abordagem bem prática e intuitiva. Na etapa inicial de criação do projeto, o usuário define as funções dos pinos de entradas/saídas, com isso, é gerado automaticamente todas as configurações e funções de acesso para os respectivos periféricos. Mesmo com poucas noções de programação é possível aproveitar todos os recursos do Ton devido à abstração de alto nível da API desenvolvida em linguagem C/C++.

Especificações Técnicas

especificacoes placa ioton
especificações técnicas placa ioton

 

Detalhes

Programando

Para programar o Ton é utilizado o editor de texto Atom em conjunto com um package que permite: configurar o projeto, compilar o código, enviar ao dispositivo e comunicar via USB (escrita/leitura). Com isso, tem-se um ambiente de desenvolvimento enxuto de fácil utilização e com todas as funcionalidades deste ótimo editor.

A tela de configuração do projeto permite ao usuário selecionar a função de cada pino:

configuracao placa ioton
Sistema de configuração da placa Ioton

 

De acordo com esta configuração são geradas (automaticamente) todas as funções de configuração do microcontrolador e funções de acesso aos respectivos periféricos selecionados (UART, ADC, DAC, SPI, etc). Isso possibilita uma forma prática de usar todo o poder do microcontrolador ARM 32bit de 168 MHZ.

 

Alimentação

O Ton pode ser alimentado pelo conector micro USB, externamente pelos conectores EXT-1 e EXT-2 (pinos GND, 3V3 ou VIN), ou ainda por uma bateria Li-Po de uma célula.

Observações quanto aos pinos de alimentação dos conectores EXT-1 e EXT-2:

– GND: pinos de Terra.

– 3V3: saída regulada de até 500 mA.

– VIN: entrada de alimentação entre 6 e 12V.

– 5V: saída regulada de até 500 mA para os casos em que o Ton esteja alimentado pela USB ou pelo VIN.

 

Conectores

Os conectores EXT-1 e EXT-2 possuem 26 pinos de entrada e saída, eles são numerados de 0 a 25, cada um destes pinos tem várias funções diferentes e devem ser configurados de acordo com sua utilização por meio da tela de configuração do ambiente de programação.

Com um hardware externo (ST-LINK ou similares) é possível debugar o código através do conector SWD.

Todos os pinos de I/O têm capacidade para configurar interrupções externas. Com exceção dos pinos 20 e 21, todos são 5 V tolerantes, porém quando configurado como entrada analógica a tensão de 3,3 V não deve ser ultrapassada.

placa ioton
modelo esquemático placa ioton

 

Mapa dos pinos

A seguir são apresentadas as funções de cada pino:

funcoes ioton
I/O Ioton

 

Observações:

– ADC: a resolução do conversor é de 12-bit (4096 valores diferentes). Neste modo a tensão do pino não deve exceder 3,3 V.

– PWM: são 12 pinos de PWM com cinco grupos diferentes (alguns grupos possuem mais de um canal e são diferenciados pelas letras A, B, C e D). Cada grupo pode ser configurado com uma frequência diferente.

– UART: cada uma das quatro UART são configuradas separadas e podem ter baudrates diferentes.

– DAC: saídas analógicas de 12-bit, resistência de carga mínima = 5 kΩ.

– I²C e SPI: barramentos seriais para comunicação com uma infinidade de circuitos integrados.

– SDIO: interface para cartões de multimídia (SD Card e MMC).
IMU 9 DOF

A Unidade de Medição Inercial (Inertial Measurement Unit – IMU) utiliza o circuito integrado BMX055 com acelerômetro, giroscópio e magnetômetro de três eixos cada, totalizando nove graus de liberdade (9 DOF).

A partir desta unidade são fornecidos dados que possibilitam obter orientação, posicionamento e velocidade do dispositivo.
Comunicação

O Ton já vem equipado com uma série de periféricos que permitem se conectar com computadores, outro Ton, demais microcontroladores, smartphones, entre outros dispositivos. Suas principais formas de conexão com o mundo tecnológico são: USB, Bluetooth e Wi-Fi.

– USB: é através do conector USB micro que o Ton é programado, ele também pode ser utilizado para enviar e receber dados de um computador ou smartphone.

– Bluetooth (chipset CC2541): o módulo Bluetooth integrado ao Ton permite a comunicação sem fio com computadores e smartphones.

– Wi-Fi (chipset ESP8266): coloque seu projeto na Internet de maneira simples e rápida para entrar no mundo IoT.

Os conectores EXT-1 e EXT-2 ainda possui outras interfaces (UART, I²C e SPI) para deixar seu projeto

ainda mais conectado.

 

Que tal nos encontrar no SeuTubo para ver dicas, tutoriais e Reviews de placas? Canal Sistemas Embarcados

Que tal na página do Facebook?

Ou Instagram?

Quem sabe Google Plus?

Que tal no Pinterest?

Ou talvez nos encontrar no Twitter para receber as ultimas noticias quentinhas: @SEmbarcados

E não esqueça que também tem o email, [email protected]

Conheça também nossos grupos do Facebook:

Forte abraço e até o próximo embarcado.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud