Como minerar Bitcoin com Raspberry Pi/Banana Pi/Orange Pi/Odroid

Como minerar Bitcoin com Raspberry Pi/Banana Pi/Orange Pi/Odroid

Bitcoin raspberry pi banana pi orange pi

Eu sei que esse assunto não é nada novo, mas de vez em quando chega uns pedidos na fanpage e no meu Facebook pessoal. Como tenho coração mole, resolvo atender na medida do possível. Mas vamos ao tutorial de hoje.

Como minerar Bitcoin usando as placas Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, Odroid, etc…

Primeiramente preciso avisar que minerar Bitcoin não vale mais a pena, o preço da energia está muuuuito alto, mas, vale aí a experiencia para quem quer tentar, aprender. Bom antes vamos entender o que é Bitcoin.

O que é Bitcoin?

Conforme a Wikipédia:

Bitcoin (símbolo: ฿; abrev: BTC ou XBT) é uma criptomoeda e sistema de pagamento online baseado em protocolo de código aberto que é independente de qualquer autoridade central. Um bitcoin pode ser transferido por um computador ou smartphone sem recurso a uma instituição financeira intermediária. O conceito foi introduzido em 2008 num white paper publicado por um grupo com o pseudônimo de Satoshi Nakamoto que o chamou de sistema eletrônico de pagamento peer to peer.

O nome Bitcoin também se refere ao software de código aberto que o grupo projetou para o uso da moeda e a respectiva rede peer-to-peer. Diferente da maioria das moedas, bitcoin não depende da confiança em nenhum emissor centralizado ou uma instituição financeira. Bitcoin usa um banco de dados distribuídos espalhados pelos nós da rede peer-to-peer para registrar as transações, e usa criptografia de código aberto para prover funções básicas de segurança, como certificar que bitcoins só podem ser gastas pelo dono e evitar gastos duplos e falsificação.

Os usuários podem transacionar diretamente uns com os outros sem a necessidade de um intermediário. Transações são verificadas pelos nós da rede peer-to-peer e registrados em um banco de dados distribuídos (livro-razão) de contabilidade pública conhecidos como blockchain. Bitcoin não depende da confiança entre usuários diferentes (nós da rede). Qualquer pessoa pode controlar e monitorar um nó do sistema. A rede bitcoin funciona de forma autônoma, sem um banco de dados central ou único administrador central, o que levou o Tesouro dos Estados Unidos para classificá-la como moeda digital descentralizada. Bitcoin é mais corretamente descrito como a primeira criptomoeda descentralizada do mundo. É o maior de seu tipo em termos de valor de mercado.

O sistema Bitcoin permite propriedade e transferências semi-anônimas de valores. Bitcoins podem ser salvas em computadores ou em pen drives em forma de arquivos de carteira, ou em serviços de carteira online provido por terceiros; e em ambos os casos bitcoins podem ser enviadas pela internet para qualquer lugar do mundo ou para qualquer pessoa que tenha um endereço bitcoin. A topologia peer-to-peer da rede Bitcoin, e a ausência de uma entidade administradora central torna inviável que qualquer autoridade financeira ou governamental manipule a emissão e o valor de bitcoins ou induza inflação “imprimindo” mais notas. No entanto, grandes movimentos especulativos de oferta e demanda podem fazer com que o seu valor sofra oscilação no mercado de câmbio. Bitcoin é um projeto relativamente novo que está evoluindo. Por esta razão, seus desenvolvedores recomendam cautela.

Para saber mais você pode acessar o site da Wikipédia.

Antes de mais nada, que tal ver a cotação do dia? Acesse AQUI e descubra!

Outra coisa, nem adianta você tentar minerar sem o uso de Mineradores USB, os Linux Embarcados não tem GPU para isso, por isso recomendo você usar os Antminers USB.

O que você vai precisar?

 http://wiki.orange314.com/Howtos

  • Uma conta em uma Pool
  • Bitcoin Wallet
  • Um Raspberry Pi/ Orange Pi/ Banana Pi/ Odroid/ Cubieboard/ Beaglebone etc…
  • Antminer USB
  • HUB USB com alimentação externa de 2A
  • Ventilador USB para resfriar os Mineradores.

Criando as Contas

Aqui temos 4 passos a seguir:

Baixar uma carteira Bitcoin

A carteira é um programa que se instala em seu computador e lhe dá um endereço de carteira, esta é uma sequência exclusiva de números e letras que você irá usar para receber bitcoins. Baixar o cliente para o seu computador a partir de https://bitcoin.org/en/download

Após a instalação, você terá que salvar um arquivo chamado wallet.dat, mantenha este arquivo seguro, pois isso contém o seu endereço de carteira único dentro dele, incluindo todos os bitcoins que você vai ganhar. Se você perder esse arquivo, você não pode recuperar quaisquer bitcoins que nele continha.

Criar uma conta na Pool

Depois de ter um endereço de carteira, crie uma conta em uma Pool. Uma Pool é uma enorme coleção de outras pessoas que trabalham para ganhar bitcoins. Devido à complexidade da mineração um bitcoin, tornou-se irrealista minerar sozinho. Trabalhando como um grupo, ou piscina, permite que todos têm a chance de ganhar algum Bitcoin. Há muitas Pools na net, mas se você não sabe por onde começar, sugiro a Slushpool.

Configurar pagamento

Depois de ter criado uma conta na Pool, você terá que digitar o seu endereço da carteira, para o endereço de pagamento Bitcoin.

Criar a conta Worker

O próximo passo é criar uma conta de login do trabalhador. Dentro de sua conta da pool você tem a capacidade de criar algo chamado Worker para cada um dos mineiros, então você é capaz de monitorar todos eles separadamente apenas no caso de um falhar.

Cada trabalhador tem o seu próprio nome de login e senha. Registre cada um. Agora você está pronto para definir o seu Raspberry Pi para minerar.

Atualizando e instalando as bibliotecas

Primeiro vamos começar atualizando

Agora vamos instalar as bibliotecas

 Agora conecte os Antminers nos USBs do HUB e conecte o HUB na placa.

Instalação BFGMiner

bitcoin raspberry pi 1

Uma vez que todas as dependências foram instalados, agora é hora de baixar e instalar BFGMiner.

Aqui é normal demorar. Então espere!

Iniciar a mineração de Bitcoin

bitcoin raspberry pi 2

bitcoin raspberry pi 3

Agora você está pronto para começar a mineração. Para fazer isso, se você estiver usando a Slushpool, você vai usar o seguinte comando:

A seção de nome de usuário é composta de duas partes, o nome de usuário que você usa para acessar a Pool, e do trabalhador que é o nome do Worker que forneceu quando se registou. Finalmente, a senha que foi criado quando você criou o trabalhador.

1- Velocidade de mineração atual: Geralmente calculadas em megahashes ou gigahashes. O número de hash de um segundo que pode ser calculado. Hash é um algoritmo de conversão de números e letras em um conjunto undecryptable de caracteres. Assim, um mineiro é usado para processar milhões de números em um esforço para combinar o hash para adivinhar o número original. Quanto maior o processamento de Hash, mais rápido é capaz de resolver o problema.

2 – Número de ações aceitas: A participação em uma piscina é para mostrar o mineiro tem trabalhado com sucesso um determinado problema, por isso quanto mais ações você processar melhor a recompensa.

3 – Informações detalhadas sobre ações aceitas e atualizações piscina: Este é um log de ​​execução do que está acontecendo atualmente com os mineiros e informações básicas da Pool, tais como mensagens de atualizações e quando novos blocos são encontrados.

Mais informações podem ser encontradas no github do BFGminer.

Conclusões

Foi-se o tempo que minerar bitcoin era um bom negócio. Com o preço que tá a luz elétrica é melhor você comprar diretamente as moedas, esperar valorizar e vender.

Mesmo com muitos Antminer não espere ter lucros, a complexidade hoje em dia está muito grande para ganhar algum dinheiro, mas vale o tutorial para quem queria conhecer o procedimento.

Que tal nos encontrar no SeuTubo para ver dicas, tutoriais e Reviews de placas? Canal Sistemas Embarcados

Que tal na página do Facebook?

Ou Instagram?

Quem sabe Google Plus?

Que tal no Pinterest?

Ou talvez nos encontrar no Twitter para receber as ultimas noticias quentinhas: @SEmbarcados

E não esqueça que também tem o email, [email protected]

Conheça também nossos grupos do Facebook:

Forte abraço e até o próximo embarcado.

Referência: Instructables e Instructables

Related Post