5 Sistemas Operacionais Retrô para Raspberry Pi

5 Sistemas Operacionais Retrô para Raspberry Pi

Sistemas Operacionais Retro Raspberry Pi

Há pouco tempo atrás trouxe um tutorial de Como instalar o Android 6.0 Marshmallow e o Chromium OS na Raspberry Pi 2, você mesmo pode conferir aqui:

Android 6.0 e Chromium OS rodando na Raspberry Pi 2 – Only for you baby!

É isso mesmo que você leu amiguinho, hoje vamos por sua pequena Raspberry Pi 2 para rodar dois Sistemas Operacionais diferentes. E não se preocupe que não é nada difícil, é baixar, queimar o cartão e começar a brincar. Lembrando também que eu não fiz nada, os créditos são todos desses loucos …

São OS bem novos, na verdade os últimos que saíram, tanto é que está com bastante Bug ainda. Mas tem uma galera nostálgica que adora Sistemas Operacionais antigos. E é isso mesmo que vou abordar nesse tutorial.

Como instalar 5 Sistemas Operacionais Retrô em sua Raspberry Pi

MS-DOS

Sistemas Operacionais Retro Raspberry Pi MS-DOS

MS-DOS acrônimo de MicroSoft Disk Operating System é um sistema operacional, comprado pela Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC. Foi muito popular nos anos 80. Não sei se vai servir para muita coisa, mas para quem gostava dos joguinhos, fica aí a dica.

O tutorial e o Download você pode encontrar AQUI!

ZX Spectrum

Sistemas Operacionais Retro Raspberry Pi

O Sinclair ZX Spectrum foi um dos mais influentes microcomputadores europeus de 8 bits durante a década de 1980. Foi lançado na Inglaterra em 1982 pela companhia Sinclair Research. Em Portugal a sua distribuição começou a ser feita pela Triudus e logo a seguir pela Landry (que foram os primeiros a fornecer manuais em português). No Brasil, a empresa Microdigital produziu o TK-90X, um clone do modelo inglês, e o TK 95, um modelo cuja principal diferença era ser equipado com um teclado semiprofissional (com design claramente inspirado no Commodore Plus/4).

Com esse tutorial você pode configurar tudo para deixar o seu Raspberry Pi pronto para jogar games retrô e usar alguns softwares antigos.

Commodore 64

Sistemas Operacionais antigos Raspberry Pi Commodore 64

O Commodore 64 (comumente denominado de C64) foi um computador doméstico lançado pela Commodore em agosto de 1982 e produzido até abril de 1994. Estima-se que foram comercializados entre 17 a 22 milhões de unidades, um número surpreendente que até hoje não foi batido por qualquer outro modelo único de computador.

O Commodore 64 foi um sucesso quando foi lançado, agora você pode recriar em sua Raspberry Pi com o Commodore Pi .

Macintosh Plus

Sistemas Operacionais antigos Raspberry Pi Macintosh Plus

O computador Macintosh Plus foi o terceiro modelo da linha Macintosh. Foi introduzido a 16 de janeiro de 1986, dois anos após o Macintosh original e um pouco mais de um ano depois do Macintosh 512K.

Talvez este antigo sistema em preto e branco não é muito útil atualmente, mas ele lhe garante horas de diversão. Após estas etapas , em poucos minutos você vai experimentar o verdadeiro sabor dos anos 80.

MSX

Sistemas Operacionais antigos Raspberry Pi MSX

MSX foi o nome dado a uma arquitetura de microcomputadores pessoais criada no Japão em 1983, apresentada em 27 de junho do mesmo ano, e que definia um padrão para os desenvolvedores de hardware.

Ainda que era um pequeno computador com grande potencial para o seu tempo, agora podemos imitar na nossa Raspberry Pi com OpenMSX . Você  irá encontrar muitos jogos e softwares compatíveis, por isso, vale a pena experimentar.

Para terminar

Esses Sistemas Operacionais não são o que podemos chamar de úteis ou fantásticos, servem mais é para matar a saudade ou curiosidade. De qualquer formar, fica dado o recado que a Raspberry Pi é uma ferramenta poderosa que tem espaço para tudo, de Sistemas retrô, a Sistemas Operacionais novos e complexos.

Você também pode conferir esses dois OS para Raspberry Pi que eu recomendo:

DietPi – Um OS leve, robusto para Raspberrys, Odroids e Oranges Pi!

     Raspberry Pi, Hardkernel ODROID, e Orange Pi são algumas das placas de desenvolvimento mais conhecidas  ​​no mercado hoje.  Um desenvolvedor britânico,  lançou uma distribuição leve chamado DietPi para todas as placas Rasbperry Pi, ODROID C1 (+), ODROID-XU3 / XU4 e Orange Pi. Além disso, em breve, vai vir como uma máquina virtual VMWare …

CentOS 7 foi oficialmente lançado para Raspberry Pi 2, Banana Pi e CubieTruck!

    CentOS 7 já esta disponível para dispositivos ARM! CentOS 7 Karanbir Singh da equipe CentOS teve o grande prazer de anunciar a disponibilidade do sistema operacional Linux CentOS 7 para a arquitetura ARM. No momento da escrita deste artigo, os desenvolvedores do CentOS não escreveram nenhuma nota de lançamento em seu site sobre …

Que tal nos encontrar no SeuTubo para ver dicas, tutoriais e Reviews de placas? Canal Sistemas Embarcados

Que tal na página do Facebook?

 

Ou Instagram?

 

Quem sabe Google Plus?

 

Que tal no Pinterest?

 

Ou talvez nos encontrar no Twitter para receber as ultimas noticias quentinhas: @SEmbarcados

 

E não esqueça que também tem o email, [email protected]

Conheça também nossos grupos do Facebook:

Forte abraço e até o próximo embarcado.

Related Post