Samsung Artik – A entrada da Samsung no mundo dos Embarcados!

Samsung Artik – A entrada da Samsung no mundo dos Embarcados!

Samsung Artik

Eu nem ia falar dessa placa, não é uma placa nova. Mas sites “entendedores do assunto” como “Techqualquercoisa” resolveram trazer a tona essa placa e falar um bocado de bosta. Okey, os caras não são mestres em Embarcados, mas poderiam pelo menos pesquisar.

Bom, não tô aqui pra detonar ninguém além da minha própria reputação, então vamos lá!

Samsung ARTIK 1, ARTIK 5, ARTIK 10

 

Samsung Artik

Já vou começar falando que achei interessante a proposta da empresa (é nessa hora que os Makers me xingam). Acontece muito preconceito por parte dos “Fazedores” em relação a Samsung. Realmente qualquer Software deles é uma bela  merda, mas em relação a Hardware… tenho que tirar o chapéu. Bom, é só ver os processadores big.LITTLE Exynos que batem no coração de alguns Sistemas Embarcados, tecnologia pura! Se você não conhece esse processador, pode assitir meu vídeo da Odroid XU3.

Mas voltando ao assunto, por exemplo o ARTIK 1, os caras me fazem uma placa de 12x12mm, dual core com bluetooth… PQP! É no mínimo de prestar atenção nesse pedacinho de nada. Também não tem como não fazer um comparativo dos Artiks com o Intel Edison, que também é um projeto muito interessante. As duas são pequenas, e as duas são poderosas. Mas se você quiser conhecer sobre a Edison é só clicar AQUI, não é o momento de falar sobre ela.

Samsung ARTIK 1

 

Samsung Artik

A primeira coisa que eu penso quando vejo a Artik 1 é “esse pedacinho de bosta não vai dar pra fazer nada”. Mas aí é que eu me engano. Apesar de ela ter só 12x12mm, ou seja, um espirro de pica. Porém no coração bate dois MIPS MicroAptiv, um de 240mhz para a CPU e outro de 80mhz para os sensores.

Memória: 1MB no chip e 4MB SPI FLASH

Bom, melhor do que eu falar, é você ver!

Samsung Artik

O danado ainda aguenta um display de 800×480, pode ser programado em C/C++.

Para maiores informações você pode clicar AQUI!

Samsung ARTIK 5

 

Samsung Artik

Essa imagem você já deve ter visto. É o que sites entendido falam que o Artik é uma réplica do Arduino e Raspberry. Enfim, esse é o intermediário, porém vem com muitos opcionais. Achei interessante que a bagaça foi realmente focado ao IoT, com ZigBee e tudo.

Confira comigo:

Artik 5 diagrama

Sim, eu gosto de imagens… É mais fácil de entender, economiza palavras e reduz a chance de eu falar bosta.

Artik 5

Bom, acho que as imagens são bem explicativas, mas para completar, essa placa roda Fedora e pode ser programada na IDE do Arduino, C/C++, Java e Groovy.

Muito mais informações você pode encontrar AQUI!

Samsung ARTIK 10

 

Samsung Artik

Chegamos a cereja do bolo, aqui a parada fica séria. Para mim placa e Mavecão 8 caneco tem tudo a ver. E é o que essa placa é. 8 cilindros… Digo, Octa-Core. Uuuuuulalá. Com 2gb de ram… uuuuuhhhh Sexy! Pqp, vamos falar sério, essa placa tem muita coisa! Para quem precisa de muito, ela tem muito. Olha eu voltando a falar do processador Exynos aí, uma obra prima da Samsung.

Vamos as imagens:

Samsung Artik

Bom, não posso deixar de fora o sub-sistema:

Samsung Artik

Quem me falar que isso não é tecnologia de ponta, vai estar mentindo. Olha a CPU, olha a GPU, olha o ZigBee alí.

É tanto pino que você não saberia o que fazer. São 160 pinos vindo de 2 conectores Panasonic AXT480124 e mais 40 pinos vindo de um conector Panasonic AXT440124, totalizando 200 modafoca pinos.

O Embarcado roda Fedora, Yocto 1.6 e você pode programar em linguagem Arduino, C/C++, Java, Groovy e Samsung SDK.

Essa placa tem tanta informação que eu ficaria até amanhã falando, então o melhor é você acessar o site deles, porque tem muuuuuuita coisa que não falei, é só clicar AQUI!

Pra terminar

 

Não encontrei o preço da Artik 1, nem da Artik 10, mas a Artik 5 não é barato. Você pode comprar a um preço de 99 Obamas na loja da Digikey.

Achei o projeto interessante, não acho que ela venha a competir com Arduino e  Raspberry Pi, achei uma placa voltada bem ao segmento de IoT.

Se você não gosta de Samsung, foda-se! Eles fazem excelente Hardwares e não estão usando o Software deles…

Que tal nos encontrar no SeuTubo para ver dicas, tutoriais e Reviews de placas? Canal Sistemas Embarcados

Que tal na página do Facebook?

Ou Instagram?

Quem sabe Google Plus?

Que tal no Pinterest?

Ou talvez nos encontrar no Twitter para receber as ultimas noticias quentinhas: @SEmbarcados

E não esqueça que também tem o email, [email protected]

 

Conheça também nossos grupos do Facebook:

Forte abraço a todos e até a próxima!

Related Post