Reagindo a eventos da USB com hotplug

Reagindo a eventos da USB com hotplug

Quer controlar ou reagir a um evento da USB no seu Raspberry sem precisar conectar monitor e teclado? Isso é bastante simples e é uma característica nativa dos sistemas que usam udev e tem o suporte habilitado no kernel (oh, wait!).

Por padrão, o Raspbian está com o suporte ativo, portanto basta atuar no user space para interagir com o kernel. Isso pode ser util por exemplo, para fazer atualizações de programa para um cliente, ou autenticação por pendrive (vide esse link) ou processamento em batch ou aquilo que lhe der na telha.
Informando ao kernel o que executar
Isso é fato pela simples questão de que o kernel lê um arquivo e executa a ação alí especificada. Se o arquivo estiver vazio, não faz nada. Esse arquivo fica localizado em /proc/sys/kernel/hotplug e para ativá-lo, basta indicar um programa a chamar:

Esse arquivo tendo sido criado por você, claro. Um conteúdo para teste:

E não se esqueça de dar permissão de execução ao script:

veja o diretório /tmp; nada nas mangas. Agora coloque um pendrive no Raspberry. Pronto? Olhe novamente em /tmp: tchanan!!!

Para desabilitar:

Divertido, não? Pois é, bora brincar então.

 

Djames Suhanko gosta de C. Dono de uma cabeleira estonteante, Djames se desdobra em mil entre suas seções de pilling, seu curso de crochê aquático e seu site:

www.dobitaobyte.com.br

Finais de semana ele gosta de tomar Schincariol, Kaiser, pinga 51  e jogar jan ken po com o espelho pra relaxar (o que sempre termina em empate).
Visite seu site e mantenha os links desenferrujados.

Related Post