UP – A nova placa com processador Intel Cisc 64 bits

UP – A nova placa com processador Intel Cisc 64 bits

Intel UP
UP – Processador Intel x5 – Z8300 de 64 bits
É meus amigos, parece que 2015 está sendo um ano de muitas novidades nos embarcados e essa veio para revolucionar!
Apresento a vocês a placa UP.
Com aparência da Raspberry Pi, essa placa só fica na semelhança e na pinagem, porque no coração dessa gracinha bate um processador Intel Quad-Core Atom de 64 bits e 1,84Ghz. Saímos da era dos processadores RISC para entrar de vez nos processadores CISC para embarcados. Se você quiser saber mais sobre arquitetura de processadores, leia esse nosso artigo: Processadores: Arquitetura RISC e CISC.
Talvez de todos esses anos essa seja a maior evolução de uma placa. Conseguindo rodar Windows 10, Linux e Android, acredito que ela agradará os consumidores mais exigentes.
Essa belezinha vai ser vendida em duas versões, de 1gb de Ram DDR3 com 16gb eMMC e com 2gb de RAM DDR3. Aqui cabe fazer uma ressalva, a velocidade dessa ram é de 1600mhz, ou seja, um canhão.
UP – vista traseira

Intel UP – Esquemático e componentes

Acho que vale a pena darmos uma olhada no esquemático da placa:
Esquemático Processador Intel Atom X5-Z8300
E também em todos os seus componentes:
UP e sua arquitetura.
Acho que eu poderia ficar falando dessa placa até amanhã, mas acredito que é melhor vocês verem com seus próprios olhos. O projeto ainda está no Kickstarter, mas parece que o pessoal está aprovando, pois, em pouco tempo, já arrecadou mais de 100 mil Euros.
Confere lá:

https://www.kickstarter.com/projects/802007522/up-intel-x5-z8300-board-in-a-raspberry-pi2-form-fa

Related Post