Como funciona o Raspberry Pi? Guia do iniciante.

Como funciona o Raspberry Pi? Guia do iniciante.

Se você quer ver um microcomputador surpreendente que parece mais um chip e tem o tamanho de um cartão de crédito você está no lugar certo. Você está achando loucura isso ser chamado de computador ?, é o que veremos.

E pra quem fala que tamanho é documento saiba que essa belezinha ganha de muitos computadores maiores.

O que é

Em seu pequeno tamanho abriga processador, processador gráfico, slot para cartões de memória, interface USB, HDMI e  seus respectivos controladores. Além disso, ele também apresenta memória RAM, entrada de energia e barramentos de expansão. Ainda que bem pequeno, o Raspberry é um computador completo.

Funcionamento

Ao contrário do que muitos pensam não é necessário ser um gênio da eletrônica ou até mesmo saber conceitos avançados. Ele funciona como qualquer outro computador, lógico você não vai usar ele para games entre outros. Ele é construído a partir de processadores  ARM. O projeto não inclui uma memória não-volátil como um HD, contudo possui uma entrada de cartão SD para armazenamento de dados.
O hardware do Raspberry Pi suporta diversas distribuições Linux e pode reproduzir vídeos de alta definição em uma tela de TV, via saída HDMI.

Como surgiu tudo isso

Desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. O foco é educacional para que chegasse às escolas, sem contar do baixo custo para que todos tivessem acesso a um.
Tudo a respeito do computador está disponível em código aberto na página da Fundação. Isso permite que qualquer um faça suas versões do Raspberry Pi, alterando e tudo mais, tornando-as mais baratas, simples, funcionais, entre outros.

Modelos

Raspberry Pi 1 modelo A+

Raspberry A+
Raspberry Pi Modelo A+, saiba mais sobre ele. 20% mais barato, 24% menor e 42% mais fino!
Já disponível para compra a um tempo, o Raspberry Pi modelo A+ custa cerca de US$ 20 / £15, medindo apenas 56mm de comprimento, 12mm de espessura e utiliza até 45% menos energia do que um Modelo B+.
Acompanhe algumas especificações do Modelo A+:
Dimensões: 65x56x12mm
Memória: 256MB RAM
Expansão: slot para Micro SD, 1x USB e 40x GPIO
Networking: Não Possui
Preço: ~ US$ 20 / £15

Raspberry Pi 1 modelo B+

Raspberry B+
Nos dois últimos anos, desde o lançamento do Raspberry Pi B, a Raspberry Pi Fundation por muitas vezes falou sobre a intenção de fazer mais uma revisão de hardware para incorporar as inúmeras pequenas melhorias que as pessoas foram pedindo. Este não é um “Raspberry Pi 2”, mas sim a evolução final do Raspberry Pi original.

Raspberry Pi 2 Modelo  B

Raspberry 2
O Mais novo modelo, o Raspberry Pi 2 Model B, com um preço incrivelmente baixo, é o mini computador Linux mais procurado e que mais domina o mercado dos ARM. Mas diferente dos modelos anteriores, o Raspberry Pi 2 Modelo B teve uma reformulação agressiva, dando entrada em um novo nível e carregando o titulo de o Raspberry Pi 6x mais rápido que os antecessores, como o Modelo B+
Utilização
O caráter aberto da plataforma, basicamente, não impõe limites na sua utilização. A grande questão das versões anteriores em relação ao Raspberry Pi é o hardware, que pode apresentar limitações para alguns tipos de utilização. No melhor dos casos, o desenvolvedor está restrito a modelos com processadores de apenas 700 MHz e pouca memória RAM e em alguns casos o usuário será obrigado a utilizar o Raspberry Pi 2 Modelo B.
Conheça sua história, clique AQUI e saiba tudo sobre a Raspberry Pi!

Related Post